terça-feira, 15 de abril de 2008

Pensamentos

AMOR


Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.

(Antoine de Saint-Exupéry, in "Cidadela")


Às vezes, quando o desejo nos impele, amar é espontâneo, mas muitas vezes significa escolher amar, decidir amar. Caso contrário, o amor não passaria de emoção, de superficialidade, ou até de egoísmo, e não aquilo que é na sua essência profunda: algo que compromete a nossa liberdade.

(Jacques Philippe)


O amor é uma actividade, não um afecto passivo; é um acto de firmeza, não de fraqueza...é propriamente dar, e não receber.

(Erich Fromm)


Amar é dizer sim do fundo do próprio ser, e com todas as suas consequências à pessoa querida; ajudar a descobrir e conquistar a plenitude que a fará feliz; e tudo isto mediante a entrega de tudo o que cada um é, pode, tem, deseja, sonha... e necessita.

(Tomás Melendo)


Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.

(Santo Agostinho)

A grande escola é o amor: as exigências do amor levam a grandes heroísmos. Quando a amor é verdadeiro, o sacrifício não dói; o amor faz estimar como bem próprio aquilo que é um dever.

(J. L. Lorda)

Apenas vos falta um ser, e tudo está despovoado...

(Lamartine)

Apenas em torno de uma mulher que ama se pode formar uma família.

(Friedrich Schlegel)

É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.

(Madre Teresa de Calcutá)


Os enamorados que se vêem e se falam têm a felicidade do amor; os que vivem separados têm duas felicidades: a do amor e a da esperança.

(Severo Catalina)

1 comentário:

Anónimo disse...

O prazer do amor é amar e sentirmo-nos mais felizes pela paixão que sentimos, do que pela que inspiramos.
(François de La Rochefoucauld)
Também gostei muito desta!!!
Jokas Dora