quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Pedra do Mês

Obsidiana

A obsidiana pode ser encontrada na variedade castanha, cinzenta ou preta, com ristas ou pequenos flocos brancos – a chamada obsidiana floco de neve.Esta é provavelmente a pedra que constitui o maior desafio no trabalho com cristais. Na realidade é vidro vulcânico e tem sido usada por muitas culturas nativas para fazer facas. E como uma faca, a obsidiana corta até ao âmago da questão, muitas vezes, parece, sem usar sequer anestesia.

Se sente que o seu crescimento está estagnado e que precisa de um empurrão para andar para a frente, esta é a pedra indicada. Ajudá-lo-á a ver as camadas do seu ego e identidade que estão a bloquear esse crescimento, e apesar de alguma informação poder ser dolorosa, ajuda muito nesses momentos perceber que enganar-se a si mesmo também traz muita dor.
Aqueles que preferem experiências intensas usarão apenas a energia da obsidiana sem misturar outras.
A Obsidiana é um tipo de vidro vulcânico, formado quando a lava esfria ràpidamente, por exemplo, fluindo sobre água. Consiste em 70% ou mais de sílica (SiO2 - dióxido de silício). A obsidiana não um mineral verdadeiro porque não é cristalino e, para além disso, é muito similar na composição ao granito e riolito. É classificada às vezes como um mineralóide.
As cores da obsidiana variam, dependendo da presença das impurezas. Ferro e magnésio tipicamente dão à obsidiana uma cor verde escura a preta. A inclusão de pequenos cristais brancos, aglomerados radiais de cristobalite produzem um padrão manchado ou de "floco de neve". Pode conter bolhas de ar, restantes do fluxo da lava, alinhados ao longo de camadas criadas como a rocha derretida estava fluindo antes de ser refrigerada. Estas bolhas podem produzir efeitos interessantes tais como um reflexo dourado ou do arco-íris. As pepitas pequenas de obsidiana que naturalmente foram arredondadas e alisadas pelo vento e pela água são chamadas de "lágrimas de apache". A obsidiana é relativamente macia, com uma típica dureza de 5 a 5,5. Sua densidade é aproximadamente 2,6. Obsidiana é usada geralmente para finalidades ornamentais, porque possui a propriedade peculiar de apresentar uma aparência diferente de acordo com a maneira como é cortada. Quando o corte for num sentido a superfície apresenta um preto bonito; quando cortado através de outro sentido aparece cinza.
A obsidiana foi usada em determinadas culturas da idade da pedra porque pode ser fraturada para produzir lâminas afiadas ou cabeças de seta. Como todo o vidro e alguns outros tipos de rochas naturais, a obsidiana fractura-se de forma conchoidal. Pode também ser lustrada para criar espelhos. Na era pré-colombiana o uso da obsidiana na Mesoamérica era sofisticado para produzir esculturas e ferramentas. As lâminas de obsidiana podem ter uma borda de corte tão fina como os bisturis de aço cirúrgico de qualidade muito elevada. Os mesoamericanos fizeram também um tipo de espada com lâminas de obsidiana montados em um corpo de madeira. Entretanto , ainda hoje são usadas (segundo documentário no Discovery Chanell), em cirugias oftálmicas devido às suas propriedades de corte extremamente finas.

1 comentário:

SarArte disse...

Obrigada. Beijão também para ti e volta sempre ao meu cantinho.
Jokas
Sara