quinta-feira, 8 de maio de 2008

Pedra do Mês (Maio)

OLHO DE GATO


Propriedades Físicas:
Grupo: CRISOBERILO
Composição: Óxido de berílio e alumínio
Fórmula: Al2BeO4
Densidade(g/cm3): 3,7-3,72
Dureza (Mohs):
Transparência: Transparente
Cor: Amarelo-ouro,Verde, Pardo
Índice de refração: 1,477-1,755

Crisoberilos (Chrysoberyl)
Palavra oriunda da junção das palavras gregas Chrysos e beryllos que significam, respectivamente, dourado e gema cristal. A semelhança entre o crisoberilo e o berilo está apenas no nome por se tratarem de gemas diferentes. O crisoberilo é um óxido de berílio e alumínio e o berilo um silicato de alumínio e berílio.
O crisoberilo é a terceira gema na escala de maior dureza, inferior apenas ao Diamante e ao coríndon e não requer qualquer tratamento para melhorar seu aspecto, seja para intensificar sua cor ou realçar efeito óptico.
Suas cores variam entre amarelo claro, amarelo esverdeado a verde claro, amarela amarronzada a marrom e, raras vezes, azul claro. Possui duas variedades raras e valiosas: a Alexandrita e o Cimofânio ou olho-de-gato.

A palavra cimofânio – Cymophane - deriva da junção das palavras gregas kyma; onda e phaein; mostrar. O Cimofânio apresenta finos canais, tubos de crescimento ou inclusões minerais aciculares ordenados paralelamente; a reflexão total da luz causa o aparecimento de um raio. Tal fenômeno óptico é denominado olho-de-gato, chatoyancy ou acatassolamento e pode ser mais bem observado sob a luz do sol. Muitas outras gemas podem apresentar o mesmo efeito, mas apenas ao crisoberilo se aplica o termo olho-de-gato. Quanto às demais, devem ser designadas pelo nome da gema; turmalina olho-de-gato, quartzo olho-de-gato. Em raríssimos casos o crisoberilo pode apresentar duas faixas luminosas, ao invés de uma, dando lugar a um asterismo com quatro braços.

1 comentário:

Paula Pereira disse...

Olá amiga
Passei por cá para desejar um bom fim de semana.
Beijinhos

Paula