terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pedra do Mês (Fevereiro)

Esmeralda

Propriedades Físicas:
Grupo: BERILO
Composição: Silicato de Berílio e Alumínio
Fórmula: Be3Al2(SiO3)6
Densidade(g/cm3): 2,67 - 2,78
Dureza (Mohs): 7½ - 8
Transparência: Transparente a opaco
Cor: Tons de verde
Índice de refração: 1,576 - 1,582


Cuidados com sua esmeralda: A esmeralda não deve ser utilizada em atividades como esportes, trabalhos de casa ou qualquer outra atividade onde a esmeralda possa receber pancadas. A esmeralda é uma pedra muito sensível a batidas fortes e riscos. Deve-se evitar também mudanças de temperatura repentinas.

Curiosidades: Esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Antigamente esta pedra era dada às jovens como um talisman para ter proteção e dar facilidade no parto. Acreditava-se que honrar esta deusa Inca e suas filhas traria um amor verdadeiro e fiel. Os egípcios acreditavam que esta pedra estava associada à fertilidade e ao renascimento. Era a pedra que curava doenças dos olhos. Existem muitas lendas ainda sobre esta pedra. Algumas pessoas dizem, por exemplo, que colocando-se a esmeralda embaixo da lingua, pode-se ver o futuro....

Mês: Maio

Simboliza: Fertelidade e boa fortuna
Aniversário de casamento: 20º aniversário


A esmeralda, assim como o berilo e a água-marinha, é do grupo do berilo e é a pedra mais nobre dele. O seu nome provém do grego "smaragdos", mas a origem provavelmente é do hindu antigo e significa "pedra verde". Somente as qualidades mais preciosas de esmeralda são transparentes. Geralmente esta pedra aparece com inclusões e estas não são consideradas defeitos desde que não sejam importantes. Estas inclusões, muitas vezes, são prova de que a pedra é autêntica.


Jazidas: As jazidas mais importantes de esmeralda estão na Colômbia. A melhor delas foi explorada pelos incas e posteriormente abandonada. No séc XVII esta jazida for redescoberta e possui esmeraldas de qualidade muito fina. Existem também jazidas no Brasil e no Zimbabue.

Sem comentários: