sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pedra do Mês (Janeiro)

Diamante
O nome diamante vem do grego e significa "inconquistável, indomável" devido a sua dureza. Há, na história, diamantes famosos, principalmente por seu tamanho ou por sua cor. No Brasil, os primeiros diamantes foram encontrados em 1725, em Diamantina-MG. Durante os séculos XVIII e XIX, o Brasil liderou a produção mundial de diamantes, superado depois pela África do Sul. Apenas 20% dos diamantes são utilizados para joalheria, todo o resto é aproveitado na área industrial.

Jazidas: Actualmente, a África do Sul é a maior produtora de diamantes do mundo. Foram encontradas, neste país, chaminés vulcânicas que contém a rocha matriz diamantífera. Podem ser encontrados também em muitos outros lugares da Terra, como o Brasil e a Sibéria.



Propriedades Físicas:
Grupo: DIAMANTE
Composição: Carbono Cristalizado
Fórmula: C
Densidade(g/cm3): 3,47 - 3,55
Dureza (Mohs): 10
Transparência: Transparente
Cor: Incolor, amarela, verde, azul.
Índice de refração: 2,417 - 2,419


Cuidados com seu diamante: O diamante é a pedra mais durável de todas as pedras preciosas existentes. O único cuidado que deve-se ter com os diamantes é guardar separado de outras jóias, pois pode riscá-las.



Curiosidades: Existem muitas histórias sobre os diamantes. Os gregos acreditavam serem lascas de estrelas que caíram na Terra. É o símbolo do amor "inquebrável" e a razão de usar-se um anel de diamantes no terceiro dedo da mão esquerda é porque os egípcios acreditavam que a "veia do amor" vinda diretamente do coração, terminava neste dedo.

Mês: Abril

Simboliza: pureza e invencibilidade

Aniversário de casamento: 10º aniversário

2 comentários:

Fátima Matias disse...

Olá amiga,
adorei a história da "pedra do mês"
é interessante!
Amei os brincos!
Feliz 2008 e tudo de bom !
Bjos!

Fátima Matias disse...

Ah!
Passe no meu blog,
tem um prêmio pra vc!