AMETISTA
A ametista é a pedra mais apreciada do grupo do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa predomina nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista, podendo apresentar faixas brancas de quarzo leitoso. O nome, Ametista, vem do grego e provavelmente significa "não bebido"ou ainda "não ébrio" devido, provavelmente, à sua história na mitologia.
Propriedades Físicas:
Grupo: QUARTZO
Composição: Óxido de Silício
Fórmula: SiO3
Densidade(g/cm3): 2,63-2,65
Dureza (Mohs): 7
Transparência: Transparente
Cor: Violeta
Índice de refração: 1,544 - 1,553
Cuidados com a sua ametista: A Ametista é uma pedra muito durável e por isso é uma ótima escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de retirar a jóia em atividades em que a pedra possa sofrer riscos. Tomando-se este cuidado a pedra estará sempre intacta.
Curiosidades: Na mitologia, a Ametista foi resultado de uma discussão amarga travada entre os deuses Baco e Diana. Para proteger a sua serva, Diana a transformou em um cristal transparente. Quando a discussão acabou, Baco, cheio de remorso, derramou um cálice delicado de vilho sobre o cristal, dando a ele uma cor violeta. Acredita-se que a ametista pode ser usada como um amuleto para proteger da intoxicação. A ametista foi considerada também um amuleto para proteção de soldados e para ajudar caçadores a capturar bestas selvagens.
Mês: Fevereiro
Simboliza: Paixão e Esperança
Aniversário de Casamento: 6º Aniversário
Jazidas: As Ametistas são encontradas em geodos, gretas ou jazidas aluvionares. As jazidas mais importantes estão no Brasil, Uruguai e República de Malgaxe.